79152933_2495752093876393_1598649976475353088_n

20.12.2019

Grupo Onça Pintada finaliza ano com quase 3 mil atendimentos e anuncia agenda 2020

O Grupo Onça Pintada encerrou os trabalhos do ano com um total de 2996 atendimentos.  O balanço foi apresentado pela equipe administrativa da ONG (Organização Não Governamental), que destacou ainda o número de ações, exames realizados e cidades visitadas.

Fundada em 2001, a entidade sem fins lucrativos Grupo Onça Pintada desenvolve um trabalho voltado para a saúde da população de Mato Grosso do Sul, tendo como principais programas o Preventivo de Câncer de Mama, Saúde do Homem e, a partir de 2020, o Sorriso Feliz. Este último foi um dos primeiros a ser implantados pela ONG, mas ficou paralisado durante alguns anos por falta de recursos. Por meio dele, os pacientes recebem próteses dentárias após avaliação de especialistas na área.

O presidente do GOP, Rodrigo Machado, destacou que 2019 foi um ano positivo e que a previsão é dobrar os números de atendimento em 2020.

“Graças à parceira com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, o apoio de outros parceiros e o trabalho dos nossos voluntários, foi um ano de muitos atendimentos. A novidade foi o resultado das ações de prevenção de câncer de próstata, que superaram nossas expectativas em números e mostra que os homens estão mais preocupados com a saúde. Para 2020 queremos aumentar, se possível dobrar, o número de atendimentos. Voltar a executar o Programa Sorriso Feliz é uma das nossas metas. Este é um programa muito especial, pois com a doação das próteses dentárias, conseguimos resgatar o sorriso das pessoas, a autoestima e a dignidade”, disse ele.

Rodrigo Machado também agradeceu o empenho dos colaboradores e voluntários que atuam na ONG. “É um trabalho coletivo e preciso dividir essa alegria dos ótimos resultados com todos que fazem parte dessa equipe maravilhosa. São enfermeiros, médicos, pessoas formadas em diversas áreas, que doam seu tempo, seu trabalho, seus dons. Obrigado a todos”, finalizou.

Balanço 2019

Por meio do Programa Preventivo do Câncer de Mama, foram realizadas 44 ações com 1760 mulheres atendidas e 873 ultrassons realizados.  

Já pelo Programa Saúde do Homem, foram realizadas 14 ações, totalizando 1236 atendimentos e a mesma quantidade de ultrassons da próstata.

A unidade móvel de prevenção de câncer de mama percorreu os municípios de Ribas do Rio Pardo, Água Clara, Antônio João, Sete Quedas, Pedro Gomes, Alcinópolis, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Guia Lopes da Laguna, Naviraí, Aquidauana, Caarapó, Porto Murtinho, Corguinho, Aral Moreira, Amambai, Caracol, Rio Brilhante, Inocência e Sidrolândia.

Em Campo Grande o trabalho foi realizado nos bairros Parque Lageado, Nova Esperança, Coophavila II, Vila Nascer, Moreninhas, Jardim Imá, Vila Fernanda, Silvia Regina, Bom Jardim, Santo Amaro, Jardim Anache, Jardim Rancho Alegre, Paulo Coelho Machado, Santa Luzia, Vila Margarida, Campo Nobre,         Coophasul, Jardim Panamá e Jardim Itamaracá.

Já a equipe do Programa Saúde do Homem visitou os municípios de Corguinho, Aral Moreira, Caracol, Mundo Novo, Inocência e Sidrolândia. Em Campo Grande esteve nos bairros Vila Margarida, Campo Nobre, Vila Fernanda, Nova Lima, Moreninhas e Jardim Panamá.

Em todas as ações os pacientes foram cadastrados para acompanhamento, passaram por consulta e realizaram exames preventivos, além de receber informações sobre atitudes importantes para prevenção do câncer de mama e de próstata.

Mutirões de Mamografia

Uma das etapas mais importantes realizadas pelo Grupo Onça Pintada é o mutirão de mamografia. Em 2019 a entidade realizou 11 dessas ações, totalizando 459 exames realizados.

Os mutirões aconteceram na sede da entidade, em Campo Grande, onde as mulheres também foram atendidas pelo médico mastologista.

Agenda 2020

Ao encerrar o ano, o Grupo Onça Pintada já divulgou os locais que receberão as primeiras ações de 2020.

De acordo com a programação, de fevereiro a março devem ser visitados os municípios de Caarapó, Brasilândia, Guia Lopes da Laguna e Jardim, Chapadão do Sul, Paranaíba, Nova Alvorada do Sul, Maracaju, Coronel Sapucaia e Ponta Porã.

Em Campo Grande atendimentos estão previstos nos bairros Coophavila II, Silvia Regina, Jardim Anache, Jardim Imá, Vila Nasser e Vila Almeida.

Algumas cidades e bairros de Campo Grande receberão ações conjuntas de prevenção de câncer de mama e de próstata.

Os interessados em participar dos atendimentos podem acessar o site www.oncapintada.com.br ou acessar a página da ONG no facebook e instagram e acompanhar as agendas. Os endereços e horários das ações serão disponibilizados nestes endereços a partir do dia 03 de fevereiro.